Ao comprar uma casa ou apartamento financiada pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida muitas famílias têm o direito ao subsídio, que é um valor cedido pelo Governo Federal e que serve como uma complementação para o financiamento.

O termo subsídio se tornou popular justamente por conta do programa Minha Casa, Minha Vida, até então o termo era desconhecido pela maioria dos brasileiros. O benefício nada mais é do que uma complementação financeira que é cedida/doada pelo governo para viabilizar o financiamento da casa própria, podemos considerar que tal benefício é como se fosse um desconto na compra de um imóvel, pois o governo vai pagar e não cobrará de você.
Através de um exemplo na prática fica mais fácil de entender o verdadeiro significado de subsídio habitacional. Digamos que você queira comprar um apartamento de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais) e no momento da simulação descubra que tem direito a um subsídio de R$ 20 mil (vinte mil reais), isso significa que você só precisará financiar os outros cem mil restantes, pois vinte mil reais já serão pagos pelo Governo Federal em forma de subsídio.
Vale ressaltar que não são todas as pessoas que tem o direito ao subsídio pelo governo, isso porque o programa prioriza as famílias que são consideradas de baixa renda, quanto menor a renda familiar bruta, maior será o valor do benefício concedido pela União. Apenas para fins de comparação, uma família cuja renda seja de até três salários-mínimos chega a ter mais de noventa por cento do imóvel subsidiado, pois apenas dessa forma é possível viabilizar o financiamento para aqueles que são considerados de baixa renda.
O Minha Casa só financia através da Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil (BB). Caso você esteja interessado em realizar um financiamento, recomendamos que procure uma construtora com imóveis participantes do programa Minha Casa, Minha Vida ou então uma instituição financeira participante para realizar uma simulação, dessa forma você consegue descobrir o valor aproximado do subsídio e das prestações. Pela internet é possível também realizar uma pesquisa dessa modalidade, basta utilizar os simuladores disponíveis no site da Caixa ou BB.
Além do critério de renda, para o cálculo do valor do subsídio o governo também analisa a região em que o imóvel está localizado e o valor do imóvel a ser financiado. Quanto menor for a sua renda, maior deverá ser o subsídio para facilitar a compra de um imóvel próprio.
Deixe uma resposta