O programa Vila Dignidade da CDHU foi criado através do decreto 24.285 de 2009 e visa oferecer aos idosos uma moradia digna em vilas preparadas especialmente para receber esses novos moradores. Todos os imóveis são térreos e contam com adaptações para atender pessoas com mais de 60 anos. Os beneficiários não pagam nada pela moradia conquistada através do Vila Dignidade, pois o programa faz parte de um convênio entre a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e as prefeituras.

Requisitos
- Ter mais de 60 anos;
- Morar no município em que pretende adquirir moradia a pelo menos dois anos;
- Ser sozinho e não possuir vínculos familiares sólidos;
- Renda familiar de até três salários mínimos;
- Ser independente na realização das tarefas do dia a dia, mesmo que com mobilidade reduzida;
A inscrição e seleção dos idosos é de responsabilidade das prefeituras, que faz a seleção assim que novas moradias estão concluídas ou em fase final de construção. O programa Vila Dignidade melhora a qualidade de vida dos idosos, pois o ambiente tem tudo para favorecer os beneficiários, como acessibilidade, infraestrutura completa e acompanhamento periódico. As casas são todas térreas e contam com sala conjugada, quarto, área de serviço, banheiro e uma pequena área externa onde pode ser construído um jardim por exemplo.
Essas pequenas vilas recebem toda a infraestrutura dos municípios e da companhia habitacional já que receberam na maioria das vezes moradores com mobilidade reduzida e que precisam de acompanhamento regular com médicos, assistentes sociais, etc.
Se você tem mais de 60 anos, verifique se o seu município está viabilizando novas moradias do Vila Dignidade, pelo site www.cdhu.sp.gov.br é possível acompanhar os municípios que estão com inscrições abertas e também os requisitos necessários para participar de cada conjunto habitacional da CDHU.
Deixe uma resposta