Ser sorteado pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é o sonho de muitos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de conquistar a casa própria. Mas existe uma burocracia que dificulta o acesso à moradia, principalmente na faixa I (um) que é dirigida para famílias de baixa renda, é preciso ser sorteado! Isso mesmo, todo o processo é feito democraticamente através de sorteio, isso porque a demanda por imóveis dessa faixa é muito maior do que a disponibilidade.

Não existe uma fórmula mágica para ser sorteado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. É preciso se inscrever e manter seu cadastro sempre atualizado. Um dia a sorte pode bater a sua porta e você pode ser contemplado com um imóvel da Faixa 1 do MCMV.
Inscrição na prefeitura
Para participar do Minha Casa Minha Vida é preciso ter cadastro, caso ainda não esteja cadastrado verifique em seu município se as inscrições estão disponíveis, normalmente elas são liberadas quando novos imóveis estão prontos ou em fase final de construção.
Em algumas cidades já é possível realizar o cadastro inclusive pela internet. Então a nossa recomendação é de que acesse o site da prefeitura da sua cidade para descobrir se existe um formulário de cadastro online ou então uma Pesquisa de Interesse Habitacional (PIH) em andamento no seu município.
Como o processo ocorre de forma democrática, não há como fazer algo para ser sorteado mais rápido, o que você pode fazer é enquadrar a sua inscrição em grupos prioritários, veja abaixo as famílias que têm preferência no sorteio:
- Idosos;
- Deficientes físicos;
- Pessoas com doenças graves;
- Famílias que moram em áreas de risco;
- Famílias que sofreram reintegração de posse (da prefeitura);
Alguns municípios também estabelecem prioridades para famílias chefiadas por mulheres, com criança, etc. Verifique na prefeitura, quais são os critérios considerados de preferência para o atendimento habitacional. Posteriormente é só realizar a inscrição enquadrando-se no grupo especial.
Prazo médio de atendimento – Infelizmente não há um prazo médio de atendimento, há famílias que são sorteadas nos primeiros meses após a inscrição, enquanto outras aguardam anos e não são sorteadas. O processo de seleção é feito democraticamente através de sorteio, portanto não há nenhuma garantia para o atendimento, pois é necessário ser sorteado.
Em alguns municípios o número de inscritos é baixo, já em outras a demanda para uma moradia é enorme.
Dica: fique atento a sua inscrição, na maioria dos municípios é preciso efetuar o recadastramento para que suas informações estejam sempre atualizadas, caso contrário seu nome é retirado da lista e não participa dos sorteios. Então atualize seu cadastro sempre que necessário, dessa forma você garante que sua participação estará ativa no momento do sorteio.
Deixe uma resposta