
Hoje o Cadmut é um sistema administrado pela Caixa Econômica Federal, porém a sua utilização é feita por todos os bancos e financeiras que trabalham no setor imobiliário. A plataforma também pode ser utilizada pelo consumidor para descobrir se seu nome está inscrito no cadastro. Na verdade o Cadastro de Mutuários é um banco de dados onde concentra-se todos aqueles que possuem um financiamento em andamento, portanto são “mutuários” de algum banco. O mutuário é aquela pessoa que adquiriu um bem por meio de empréstimo ou financiamento, seu nome só deve ser excluído do cadastro quando houver a quitação do financiamento e/ou alienação.
Pessoas que podem ter o nome incluso no CADMUT
Podem ser incluídos no cadastro todos aqueles que:
- Realizarem um financiamento imobiliário, seja para a compra de uma casa, apartamento, terreno ou material de construção;
- Receberem um imóvel através de programas habitacionais;
- Tiverem imóvel subsidiado e/ou doado pelo governo;
Se o seu CPF (Cadastro Pessoas Físicas) está incluído no cadastro isto não significa que você é um inadimplente, significa apenas que consta no sistema algum financiamento relacionado a área habitacional em andamento, portanto você pode ser considerado um mutuário.
Como retirar o nome do Cadastro de Mutuários?
Não há como o consumidor solicitar a retirada antes da quitação do financiamento, a retira só acontece quando todas as parcelas estiverem quitadas, dessa forma você deixa de ser um mutuário do banco. O que acontece bastante é o financiamento acabar e a instituição financeira “esquecer” de retirar o nome do consumidor do CADMUT, neste caso recomendamos que entre em contato com o banco para solicitar a retirada.
O fato de ter um financiamento ativo e consequentemente o nome incluso no CAMUT não impede que o consumidor adquira outros financiamentos, desde que ele tenha renda compatível. Isto porque o banco saberá que você já possui um imóvel financiamento, portanto isto influenciará na análise de crédito.
Deixe uma resposta