Caso seu nome esteja incluído no Cadastro Nacional de Mutuários da Caixa, saiba que isso pode atrapalhar a realização de um financiamento habitacional.
O Cadastro Nacional de Mutuário ou CADMUT é um banco de dados onde são cadastradas todas as pessoas que contraíram financiamento imobiliário e ainda não quitaram todas as prestações, não se trata de um cadastro de inadimplentes, é apenas um cadastro onde são inscritas as pessoas que tenham financiamentos ligados a área habitacional, o financiamento de materiais de construção também pode gerar a inclusão do seu nome no Cadmut. Neste artigo esclarecemos as dúvidas frequentes que são recebidas pela nossa redação.

O que é o CADMUT?
A sigla significa Cadastro Nacional de Mutuários, ela nada mais é do que um banco de dados onde são inscritas as pessoas que tem algum financiamento habitacional, ou seja, que financiaram a compra de uma casa, apartamento, terreno ou ainda material de construção.
O objetivo do cadastro de mutuários é proteger o sistema de crédito das instituições, isso porque no momento da contratação de um financiamento imobiliário será possível descobrir que determinada pessoa já está pagando por um imóvel financiado. Isto é útil para que as financeiras façam a análise de crédito e do risco na concessão de novos limites.
Como mencionado no começo deste artigo, não se trata de um cadastro de inadimplentes. A decisão sobre a concessão ou recusa do financiamento dependerá de critérios das instituições financeiras, isso porque mesmo a pessoa tendo um imóvel financiado, dependendo da renda pode ser que suporte mais uma prestação.
Quando meu CPF é retirado do Cadastro Nacional de Mutuários?
A remoção, isto é, exclusão do CadMut só deve acontecer quando houver a quitação do financiamento imobiliário. É comum os bancos esquecerem de remover o nome do cliente do cadastro, caso isso aconteça recomendamos que entre em contato diretamente com a instituição financeira que cadastrou seu nome e solicite a retirada imediata, registrando esse pedido se possível.
A Caixa Econômica Federal (CEF) é a administradora do CADMUT, através do site www.sicdm.caixa.gov.br é possível consultar se o seu CPF/CNPJ está cadastrado no banco de dados, se não tiver senha o próprio site indica os procedimentos para cadastro.
Deixe uma resposta