Se você está tentando fazer um financiamento imobiliário certamente vai ouvir o termo “CADMUT”, mas são poucas as pessoas que sabem o que isso significa. Muitas vezes acaba fazendo confusão achando que a sigla quer dizer que está com restrição no nome, o que não é verdade. Eu mesmo quando tentei financiar um apartamento fui informado erradamente pelo atendente que estava com o nome sujo, quando na verdade o Cadmut quer dizer Cadastro Nacional de Mutuários, sendo uma ferramenta para identificar todos aqueles que possuem financiamento habitacional ativo ou que foram contemplados por programas habitacionais. Na matéria de hoje explicaremos como consultar se o seu nome está listado nele e também como solicitar a remoção caso seu CPF esteja inscrito indevidamente neste cadastro.

O que é o CADMUT?
O Cadmut é o Cadastro Nacional de Mutuários, ele é administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF) através do SICDM (Sistema de Cadastro de Mutuários), sendo utilizado por praticamente todas as instituições financeiras que oferecem crédito imobiliário, inclusive imobiliárias. Ter o nome incluso pode significar que:
- O cidadão possui financiamento imobiliário ativo;
- Foi beneficiado por algum programa habitacional com subsídio recentemente;
Então o objetivo do cadastro é identificar em uma única plataforma todos aqueles que possuem financiamento em andamento. Ele não impede que você realize um financiamento, porém ele pode dificultar, pois a instituição financeira saberá que você já possui um financiamento de um imóvel ou crédito imobiliário. É dela a responsabilidade de verificar se você possui renda compatível para assumir dois financiamentos. Hoje é difícil ver alguém que tenha o nome no CADMUT que consiga ter crédito imobiliário aprovado.
Como consultar o Cadastro Nacional de Mutuários?
A consulta pode ser efetuada através da página www.sicdm.caixa.gov.br basta inserir o seu login e senha. Se este será seu primeiro acesso à plataforma é necessário efetuar um cadastro por meio do NIS (Número de Inscrição Social) que pode ser o número do PIS ou PASEP. O cadastro é um pouco complicado, visto que é preciso inserir informações sociais, para só depois ter o cadastro liberado no SICDM/CADMUT.
Como solicitar a exclusão do nome do CADMUT?
Se o seu nome está cadastrado indevidamente deverá entrar em contato com a instituição financeira no qual consta o financiamento e/ou crédito imobiliário para solicitação a remoção do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos registros do CADMUT. Quando um financiamento é quitado ou o período de carência termina, automaticamente as instituições financeiras devem solicitar a retirada, no entanto nem sempre isso acontece.
Deixe uma resposta