Ao tentar fazer um financiamento de um imóvel, certamente você vai ouvir falar do CADMUT, porém são poucas as pessoas que sabem o que ele significa. Ele é muito importante para o banco que vai financiar o imóvel, seja ele, novo ou usado, isso porque ele ajuda a instituição financeira a descobrir se o interessado em fazer um financiamento já adquiriu outro financiamento com outra instituição ou adquiriu imóvel com subsídio do governo. Todas as vezes que você comprar um imóvel financiado por um banco ou então receber um imóvel com subsídio, seu nome será incluído neste no cadastro.

O Cadastro Nacional de Mutuários é mais conhecido pela sigla CADMUT, ele é utilizado não apenas para financiar um imóvel, mas também para verificações complementares para saber se determinado cidadão já possui um financiamento imobiliário em andamento ou se foi beneficiado por um imóvel doado ou com subsídio do governo, seja ele Municipal, Estadual ou Federal. Com o nome incluído no cadastro o cidadão pode inclusive ficar bloqueado para novos financiamentos, essa é uma ferramenta que pode proteger e evitar fraudes contra o sistema financeiro nacional.
Como retirar seu nome do cadastro
A retirada do nome do CADMUT deve ser feita pela instituição responsável pelo financiamento, assim que houver a sua quitação. Caso seu nome esteja incluído indevidamente será necessário entrar em contato, para que ela faça a retirada do nome da lista. O que acontece muito é os clientes repassar o imóvel para terceiros, e ele não terminar de quitar o financiamento. Por essa razão é importante tomar o cuidado de transferir o financiamento para o nome do atual proprietário, caso contrário seu nome não será retirado do Cadastro Nacional de Mutuários enquanto não houver a quitação.
Como consultar o CADMUT
A consulta ao Cadastro Nacional de Mutuários pode ser feita pela internet através do site disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, acesse-o abaixo:
Se for o seu primeiro acesso, terá que efetuar um cadastro diretamente no site da CEF.
Confusão com inadimplência
A maioria das pessoas acaba achando que o CADMUT é um cadastro de inadimplentes, isso não é verdade. Ele é apenas um cadastro obrigatório, no qual, constam todas as pessoas que adquiriram imóvel financiado ou com subsídio do governo. O nome deve ser retirado assim que houver a quitação do financiamento. O grande problema é que muitas instituições acaba sempre esquecendo de retirar o nome do cliente, o que pode causar uma recusa de financiamento no futuro.
Fui tentar fazer o financiamento de um apartamento pela MRV e não consegui justamente por causa do meu nome estar incluído no CADMUT. Eu já quitei meu financiamento antigo há mais de dois anos mas o banco não tirou meu nome de lá, será que agora nunca mais vou conseguir financiar um imóvel? Eu fui na caixa pedir para tirar meu nome, mas o gerente disse que tenho que aguardar a retirada. Quanto tempo será que isso vai demorar???